terça-feira, 4 de novembro de 2008

Sobre os fantasmas do Bartolomeu

Num dos textos eu falei que ia tentar responder para quê dar corpo aos fantasmas, como disse Bartolomeu Campos Queiroz na palestra de abertura do Simpósio da UFRJ.
Mentira, não sou eu que vou responder não. É o próprio Bartolomeu quem respondeu adiante, só fiz suspense...
Ele disse que o livro conversa com você, com o que você é, com seus fantasmas, suas coisas. É quando você lê e pensa: mas era isto que eu queria dizer! O texto dá voz ao leitor, ou corpo aos fantasmas...
Tem até uma música do Milton Nascimento que fala disso:

Certas canções que ouço
falam tão dentro de mim
que perguntar carece
como não fui eu que fiz?

Fiquei pensando sobre os livros que fizeram isto comigo: qual me fez levantar a cabeça da leitura e pensar?

Nenhum comentário: